quarta-feira, 20 de julho de 2011

PV não vai aceitar barganhas, diz Sestini

Alceu Sestini: grandes planos para o PV
O presidente do novo PV de Rio Preto, o empresário Alceu Sestini, quer que o partido surja no cenário local com candidato próprio a prefeito em 2012 e se torne opção para o eleitorado baseado numa tríade: ética, sustentabilidade e cuidado com o meio-ambiente. Ele falou ao Política&Afins e garante que a era de barganhas políticas, que caracterizou a legenda em vários municípios da região, não terá espaço em Rio Preto. "Não somos pessoas que precisamos disso. Vamos defender um programa de governo que tem a sustentabilidade e a ética como base". Veja na entrevista que segue.

Blog - O PV agora tem empresários na executiva de Rio Preto. Vocês procuraram o partido ou o partido os procurou?
Sestini -
Nós chegamos ao PV através da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que nos indicou ao José Luiz Penna (presidente nacional do PV), que nos indicou o Maurício Brusadim como interlocutor. Em 2012 queremos ter papel importante nas eleições e vamos sair com candidato próprio.

Blog - Qual é a proposta do partido?
Sestini -
Queremos levar a idéia da sustentabilidade. Rio Preto pode crescer muito se tiver uma pauta preferencial com um partido comprometido com a sustentabilidade, não só no meio ambiente, mas com ética. É preciso ter responsabilidade social e estamos buscando um compromisso social atrelado ao meio-ambiente.

Blog - O partido perdeu Marina Silva, sua principal liderança nacional. Isso não é um contrasenso para uma legenda que quer ética?
Sestini -
Nós do PV de Rio Preto lamentamos muito a saída da Marina Silva, ela é muito comprometida com a ética. Quem sabe ela volte. Temos esperança que ela volte para o partido depois das eleições 2012. Ela nunca estará tão confortável em uma legenda como era no PV.

Blog - Quem será o candidato a prefeito do PV em Rio Preto? O empresário Luiz Bianchini?
Sestini -
O nome do Bianchini não está confirmado. Temos outros nomes que estão sendo viabilizados, temos o Cacau Lopes. Podemos ter ainda outros nomes que vão aderir ao nosso grupo, em breve. Mas, o diretório ainda vai se reunir para definir a chapa de vereadores e o prefeito.

Blog - Valdomiro Lopes (PSB); Edinho Araújo (PMDB); João Paulo Rillo (PT); Manoel Antunes (PDT) são todos candidatos. Qual deles já procurou o PV?
Sestini -
Todos eles. O diálogo é interessante, mas teremos candidato próprio.

Blog - Em nível regional, como fica o partido?
Sestini -
Nossa área é a Bacia do Turvo Grande, a bacia 20, pois o PV é dividido em bacias. Nossa meta é lançar candidatos majoritários em todas as cidades pólo da região.

Blog - O partido tem siso usado como moeda de troca em alguns municípios, como Catanduva. Como fica isso, continua?
Sestini -
Isso foi revisto. A nossa entrada é uma prova de que isso foi revisto. Não vamos embarcar em negociatas e nem aceitar cargos, pois não somos pessoas que precisamos disso.

Blog - O Liszt Abdalla Martingo se colocou como um dos líderes do novo PV, mas depois recuou. Ele está ou não com o partido?
Sestini - O Liszt é vice-presidente da ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Rio Preto, assim como eu, mas ele está em um cargo de primeiro escalão do governo municipal. Enquanto ele estiver no governo ele não pode se filiar porque isso implicaria em um alinhamento do partido com o atual prefeito e não é o que buscamos. Não seria justo com o prefeito um aliado em um partido que vai lançar candidato contra depois.

Alceu Sestini é empresário do ramo de seguros, advogado formado pela UNB- Universidade de Brasília, com pós-graduação em gestão da saúde e gestão de comércio exterior. Foi funcionário de carreira no Itamaraty e atuou na embaixada do Brasil nas Filipinas. Atuou como asssessor político em Brasília de 1987 a 1997. Preside a comissão Provisória do PV de Rio Preto há dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário