segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rio Preto vive no Século XX


O sociólogo Luciano Alvarenga

Sociólogo, formado pela Unesp Araraquara, com mestrado em economia também pela Unesp, Luciano Alvarenga, é professor de Sociologia em vários cursos da Unilago, é comentarista político na Nativa FM, ministra palestra para entidades e ONGs e dá aulas em cursinho pré-vestibular. O blog foi conversar com ele sobre Rio Preto e suas nuances políticas. Com previsões pouco otimistas, ele afirma que Rio Preto ainda vive no século XX e que seus administradores tem visão estreita. Defende que a classe média-alta, acorde, antes que seja tarde. Confira.


Blog - Qual sua análise sobre o atual Governo?
Luciano Alvarenga - A administração Municipal, depois de dois anos, conseguiu colocar a casa para funcionar e demorou demais. Mas, a questão fundamental para a administração de cidades no mundo todo, não é o dia-a-dia, é administrar com vistas aos próximos 10, 20 anos. Uma cidade como Rio Preto, que se deixa administrar no seu dia-a-dia apenas, perde o compasso da história. Rio Preto deveria ser o carro chefe da Região no que tange a administração e gestão, e não é. Resume-se em ser um importante pólo de serviços. Rio Preto deveria estar pautando as cidades próximas no que toca pensar projetos para a região. Nós não temos pensado nem a região nem a nós mesmos. O que a cidade quer ser nos próximos 20 anos? Ninguém sabe. E quanto faço essa pergunta não é apenas em relação a questões de ordem econômica; Rio Preto vive um sério problema de identidade, não é metrópole e tomara, para o seu bem, que não venha a ser, não é pólo cultural, não possui um "marketing City", nem algo que possa apresentar ao mundo como uma marca de cidade do século XXI. Rio Preto, hoje, é uma boa cidade do século XX.

Blog - Temos aí Manoel Antunes (PDT), fenômeno de votos, que marca presença nas eleições, desde que foi prefeito, em todas as disputas. Sua influência é ainda um diferencial perigoso para os adversários?

Luciano - Manuel Antunes é sem dúvida alguma um nome forte, mas desconhecido para as novas gerações; por isso o casamento dele com o Rillo em 2008 deu certo - o novo e o velho. Acredito mais nele como um fortíssimo cabo eleitoral do que um candidato com chances reais de ganhar. O apoio dele não pode ser desprezado.

Blog - João Paulo Rillo (PT) demonstra ter como meta a Prefeitura. Ele tem boa retórica, mas tem preparo?
Luciano - João Rillo será candidato a prefeito. É o novo em meio a vários candidatos velhos, entendo sua disposição em ser candidato. Ter retórica é um talento inato, mas eu não sei se ele tem esse talento. As pessoas conheceram o Rillo na Câmara de Vereadores de Rio Preto, a média dos vereadores era baixa demais para se poderem saber quem é o João Rillo de fato. Comparar com o ruim faz parecer bom o que às vezes é mais ou menos. Não sei se o Rillo está preparado para ser prefeito, ninguém sabe; ele nunca mostrou, eu não sei nada sobre o que ele pensa para a cidade para os próximos 20 anos.

Blog - Essa será uma disputa de medalhões: Edinho; Valdomiro; Mané. Rillo tem cacife para essa empreitada? O que falta para ele?

Luciano - Cacife ele tem, senão não seria deputado. Será uma disputa importante e agressiva. O que falta ao Rillo? eu o conheco pouco. Me pergunto se o João Rillo se preparou para este momento. Não apenas do ponto de vista eleitoral, mas como liderança, com alguém que encarna um projeto novo, uma concepção nova de administração, de gestão. Me pergunto se ele entende para onde o mundo caminha e que as escolhas políticas e administrativas que RP fizer agora definirá o lugar da cidade no pais amanhã. Isso é muito sério e não sei se ele se preocupa com isso.

Blog - E Edinho Araújo? Ele vem nos bastidores se movimentando com cautela estudada e objetivo claro: neutralizar seus pontos fracos. Ele é forte, pois saiu com boa popularidade do governo. Tem chances de repetir a história do cavalo azarão?
Luciano - Cavalo azarão ele não é mais. Segundo muitos fez a melhor Prefeitura da cidade em décadas, é um nome cacifado, forte. Precisará dizer para a cidade por que ele pode ser melhor ainda do que foi na primeira vez. Esse é o seu desafio.

Blog - A classe média alta tem admiração pelo trabalho de Edinho. Mas, nos bastidores há informações de que, exceto pela ETE, a maioria de seus projetos não saiu do papel, como é o caso do Trem Caipira, uma obra inaugurada e inviável até agora. Ele é o típico bom de marketing?
Luciano - Toda gestão tem seus pontos fortes e fracos. O trem caipira é uma idéia que não teria sido aventada caso ele tivesse uma assessoria que lhe mostrasse que essa é uma das idéias mais sem sentido que eu vi por aqui. Faltou alguém para lhe dizer, "não faça isso". Trem Caipira para ligar o nada a lugar algum. Sem dúvida ele carregará esta marca durante muito tempo. Se eu fosse ele esqueceria isso, se é que já não esqueceu.

Blog - A Câmara de Rio Preto não escapa da sina de fisiologismo. Existe esperança de um dia termos um legislativo forte e atuante como a cidade merece?
Luciano - A Câmara de Rio Preto resulta do abandono da política por parte da classe média alta da cidade. Como os melhores e mais bem preparados não querem saber de política, e desistiram de pensar a cidade (a classe média alta vem fugindo cada vez mais da cidade, se encastelando em condomínios e espaços fechados; enquanto isso "outros" tomam o poder legislativo local e fazem o que bem entendem), a câmara vem sendo tomada há anos por um tipo social espertalhão, despreparado e alpinista social. A Câmara vai melhorar quando a classe média alta falar o que pensa o que quer e o que não quer para Rio Preto. A câmara na qualidade em que está resulta dos caciques políticos locais e estaduais que impedem a oxigenação da política na cidade, impedindo o surgimento de novos nomes que venham a competir com eles. Se as classes médias e altas da cidade romperem o pacto de apoiar caciques, que são os que mais impossibilitam a melhoria da camara, teremos em alguns anos novos nomes, melhores quero dizer. Onde está a juventude filha da Classe média alta de Rio Preto?

Blog - Qual seria o caminho para isso?

Luciano - O caminho é as elites da cidade voltarem a amar Rio Preto, querê-la de volta. Rio Preto está sendo seqüestrada por corporações e especuladores imobiliários estrangeiros à cidade que estão privatizando o espaço público urbano, deformando o mapa original da cidade e seu plano diretor, estrangulando o tecido social com uma planificação de moradias, condomínios, que impede a sociabilidade, divide a geografia de Rio Preto em desertos de condomínios, estabelece o espaço fechado, coloca os Shoppings, como único e exclusivo espaço de lazer. Tudo isso em nome do lucro empresarial imediato e que, certamente, trará enormes prejuízos sociais à cidade no futuro. Rio Preto se tornará, em breve, uma cidade hostil, dominada nas ruas por pedintes, drogados e figuras afins, com gente assustada e trancada em condomínios por que se abandonou a si mesma. Daqui a pouco andaremos por RP com medo da cidade que já foi nossa.

Blog - Uma perspectiva pessimista, mas já tratamos o esgoto, há perspectiva de resolver a questão das enchentes. Quais seriam os problemas que vem por aí e que devem ser previstos já?
Rio Preto está perdendo a importância no Estado e no país, e isso por conta da classe política. Tratar esgoto e evitar enchente é coisa de somenos importância no contexto do século XXI. Esse tipo de coisa é agenda do século XX, precisamos de uma agenda do sec. XXI, e isso nem está sendo aventado pelos principais nomes políticos da cidade. Rio Preto tem uma inflacionada representatividade política nas instâncias estadual e federal, mas isso não se converte num up grade da cidade num contexto global de cidades. Para ficar num pífio exemplo, não temos aqui uma rede de internet wi-fi que cubra a cidade toda. Isso é básico para uma cidade que queira liderar a sua região. Outro exemplo, a cidade ainda tem dúvidas da importância do transporte público, ha projetos para retirar os trilhos do centro da cidade, quando deveria é transformá-los no inicio de um projeto de transporte VLT - veículo leve sobre trilho, esse é o futuro para transporte em cidades médias. Tem gente que pensa em retirar os trilhos e fazer avenida para mais carros, é o máximo do atraso.

Blog - Qual sua análise sobre 2012. Dizem que acabará com a polarização Valdomiro X Edinho. Será?
Há uma grande chance de polarizar Edinho/Valdomiro, e quem o Rillo apoiar leva a eleição.

Blog - Pelo andar da carruagem qual será o mote da campanha 2012?
A eleição será dominada pela baixaria, compra de votos, xingamentos. Será uma campanha feia. Mas tomara que eu esteja errado. Será uma campanha sem mote. Um pouco do destino da cidade será decidido.

2 comentários:

  1. Ellen,
    bela entrevista. É muito bom saber que a cidade tem vida inteligente. O papel do blog é esse, de guerrilha, de discutir assuntos importantes que não despertam interesse dos veículos comerciais. Parabéns. Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ruy, pelo incentivo. Infelizmente, nem todos pensam assim, pois já fui ameaçada depois desse post.

    ResponderExcluir