O assunto do momento, que germina nos bastidores da política local, é criação do novo PV de Rio Preto. Um grupo de empresários se reuniu e decidiu assumir a sigla, que nunca teve, por aqui, movimento ideológico nenhum em relação o meio ambiente, além do nome. É apenas uma legenda e assim deve continuar a ser, agora para dar vazão aos anseios dos empresários imbuídos da meta de se encaixar na cena política local.
DNA
Avaliação dos observadores, é de que assim como o PSD de Gilberto Kassab tem o DNA de José Serra, o novo time que entra na política de Rio Preto vindo da Acirp, Ciesp e Fiesp, tem em seu DNA um gene do deputado federal e ex-prefeito Edinho Araújo (PMDB).
Explico
Um dos articuladores do grupo, que compõem o primeiro escalão do atual prefeito, Liszt Abdalla Martingo, é Edinho desde criancinha: foi Secretário de Desenvolvimento e Negócios de Turismo até o último dia da gestão passada e não esconde sua simpatia pelo ex-prefeito. Ele nega, mas chama para si a obra de revitalização do Calçadão, posa para fotos e segue nos bastidores articulando com os colegas empresários a formação do novo PV. Sua meta seria uma cadeira na câmara (o que ele nega também). O PV sugere que pode se apresentar como a terceira via, pois vem com nomes novos, como o de Luiz Bianchini, empresário do ramos de automóveis e Alceu Sestini, empresário do ramo de seguros. O primeiro diz que sai prefeito, o segundo, preside a legenda.
Meta
O que observa-se é que o PV quer espaço para eleger vereadores e ter voz ativa na cidade. Se Bianchini sai ou não prefeito é cedo para afirmar. O partido quer negociar com os candidatos que liderarem as pesquisas em 2012. Martingo já garantiu um canal com o atual Governo, (afinal ainda faz parte dele) e os demais devem abrir conversações com os outros candidatos. É essa a linha de raciocínio, é assim que funciona a política. O resto é discurso em ano pré-eleitoral.
Convite
Luiz Bianchini, Alceu Sestini e Liszt Abdalla Martingo se abstém de dar entrevistas por enquanto. Bianchini prometeu falar ao Política&Afins, no Canal 16 da NET, na próxima semana. Questionado, Martingo disse que não é o momento de se expor. Vamos aguardar.
Enquanto isso
O engenheiro e vereador Jorge Abdanur (PSDB) fala ao Política&Afins sobre Meio Ambiente. Ele é autor da lei que determina o fim das sacolinhas nos supermercados de Rio Preto. As sacolas plásticas são consideradas vilãs, pois demoram 200 anos para se decompor e entopem bueiros, causando enchentes. A lei entra em vigor em 90 dias, quando os consumidores e supermercadistas terão de se adequar. Ele fala também dos rumos do PSDB de Rio Preto, que não terá candidato próprio a prefeito em 2012. Confira os detalhes, no próximo Política&Afins, que vai ao ar na segunda-feira, às 13 horas, no Canal 16 da NET.
Nenhum comentário:
Postar um comentário