quinta-feira, 7 de julho de 2011

Moda

Na contramão da tendência mundial, que prioriza o jornalismo on-line, as empresas de assessoria de imprensa agora querem barrar e restringir o acesso de profissionais de sites e blogs jornalísticos a eventos de grande porte. Primeiro foi o Rodeio Country Bulls, de Paulo Emílio Marques. Agora é a organização do 47o. Festival do Folclore de Olímpia, que baixou normas restringindo o acesso de jornalistas de sites e até de outros setores.

Veja os critérios

A Prefeitura de Olímpia, que comanda o festival, disparou e-mail informando sobre o acesso da imprensa:
JORNAIS – poderá ser inscrito um repórter e um fotógrafo por jornal;
SITES APENAS COM CNPJ – poderá ser inscrito um repórter e um fotógrafo por site;
REVISTAS – poderá ser inscrito um repórter e um fotógrafo por revista;
RADIO – Dois profissionais. Além disso, será avaliada pela Assessoria de Imprensa, a necessidade de acréscimo;
TELEVISAO – será avaliado no ato da inscrição a necessidade de profissionais por emissoras de TV (no máximo, quatro);
O número de credenciamentos por veículo é limitado, ficando a seleção dos mesmos a critério do evento, que adota critérios de abrangência, tempo de existência, coberturas anteriores, número de solicitações, e relevância para definir a relação final. Casos de profissionais de imprensa free-lance serão analisados individualmente, diz o e-mail.

Explico

Jornalistas de Rio Preto procuraram o blog para reclamar desses critérios. "É um desrespeito com a imprensa", me disseram. Isso também virou moda, companheiros.

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar, agradeço pela divulgação de nossa festa maior. Creio que, desde a fundação deste Blog, seja a primeira vez que isso ocorre, mas, vamos corrigir, de forma equivocada. Nenhum jornalista será barrado no Fefol, que é de graça.
    Apenas um controle de palco e, quem está acostumado a ir e a se cadastrar, visto que essas regras não são de hoje, sabe muito bem que qualquer jornalista, e hoje pode ser qualquer um, desde que monte um site da noite para o dia, pode querer estar no palco principal tirando fotos, filmando etc.
    E, por outro lado, houve mesmo excesso de nossa parte e vamos corrigir em novo disparo de emails para os prezados colegas, sempre atenciosos, sempre presentes em Olímpia e divulgando as nossas coisas boas.
    Espero vc aqui, Ellen e, quem sabe, abra espaço também, para as demais atrações do Fefol. Afinal, 'críticos' temos bastante na cidade. Queremos gente que nos ajude e realmente entenda o Festival como uma marca registrada de quase meio século e não como brincadeira.
    Espero você aqui e espero que continue divulgando, também, os demais releases que te mandei.
    Abs
    Leonardo Concon
    Assessor de Imprensa do 47 Fefol

    ResponderExcluir
  2. Caro Leonardo, sinto informa-lo, se nunca divulguei o Festival antes foi porque nunca recebi nenhum material a respeito. E, se comentei o fato agora, foi porque jornalistas de Rio Preto me ligaram para comentar e reclamar. Muito bom que vocês revejam as regras. Se quiser que eu divulgue notícias de Olímpia, este blog está à disposição. Abraço, Ellen

    ResponderExcluir