Um blog que foca o jornalismo, a política, atualidades e momentos particulares quando necessário. Mira os inteligentes, os descolados, os céticos, os desavisados, os políticos e quem interessar possa. "É preciso ser realista para descobrir a realidade. É preciso ser um romântico para cria-la" Fernando Pessoa
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Rodrigo Garcia não define posição para a sucessão 2012
Ele é jovem e bem sucedido. Um político que já exerceu três mandatos de deputado estadual. Presidiu a Assembléia Legislativa de São Paulo e desponta como uma das lideranças nacionais de seu partido. Para saber o que ele pensa sobre seu momento político, pessoal e suas relações com Rio Preto e com o atual prefeito, este blog foi conversar com o deputado federal eleito, Rodrigo Garcia (DEM). Experiente e ágil nas respostas, ele não nega nem confirma nada. Porém, diz que 2012 é uma incógnita e seguindo a linha dos políticos habilidosos, nunca diz nunca. Confira abaixo:
Blog - Deputado, o senhor é um dos campeões de voto em Rio Preto e surge como liderança nacional do partido. O senhor imaginava que teria tanto sucesso eleitoral, quando era subsecretário de agricultura de Antonio Cabrera, no Governo Mário Covas, no início da década de 90, quando começou?
Rodrigo Garcia - Ellen, obrigado pela oportunidade. Acredito que os blogs são canais alternativos de comunicação e que precisam ser cada vez mais valorizados. Quero agradecer os 226.073 votos recebidos e dizer que vou trabalhar para honrá-los. Acredito que a votação que acabo de receber é resultado do trabalho que venho desenvolvendo na vida pública seja no Legislativo -- foram três mandatos de deputado estadual, seja no Executivo, onde ocupei a Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização de São Paulo.
Blog - Alguma coisa na sua trajetória até aqui surgiu por acaso ou foi tudo planejado?
Rodrigo Garcia - Procuro planejar minhas ações. Mas nem tudo sai da forma programada. Algumas situações acontecem, não diria ao acaso, mas fora do planejado.
Blog - Nesta eleição presidencial, os deputados federais, eleitos por Rio Preto, se uniram em torno da candidatura de Serra (PSDB). Essa sintonia vai ser mantida nos próximos anos na Câmara dos Deputados, para fortalecer Rio Preto, ou agora é cada um por si?
Rodrigo Garcia - No que depender de mim, sim. Já conversei com dos deputados eleitos de Rio Preto e região com o objetivo de trabalharmos em sintonia. Nossa região só tem a ganhar.
Blog - O DEM está passando por um momento de transição e cogita-se uma fusão com o PMDB. Qual sua opinião sobre isso? O senhor acha viável fundir com outra sigla? É um mal necessário ou seria um bem?
Rodrigo Garcia - Vivemos um momento de muitas especulações políticas. Até o momento, não existe nada nesse sentido.
Blog - O seu partido indicou o vice na chapa tucana. Os tucanos acenam com oposição ferrenha ao governo Dilma (PT), que tenta contornar com a indicação de Aécio Neves para presidente do Senado. Como o DEM vai se comportar e qual será sua opção: ir para a oposição crítica ou ficar neutro?
Rodrigo Garcia - Sou um homem de partido. Vou acompanhar o posicionamento do DEM.
Blog - Rio Preto é uma cidade privilegiada com nomes fortes no cenário político, elegeu seis federais e seis estaduais na sua macro-região. Essa representatividade, o senhor atribui a quê? O rio-pretense é mais politizado? Veja o exemplo de Bauru, que há décadas só conta com um deputado estadual. A região de Rio Preto é mais consciente na hora de escolher?
Rodrigo Garcia - Uma das características da nossa região é ter um povo engajado e que ama essa terra. Todos lutam por mais justiça social e desenvolvimento. Acredito que por isso sempre tivemos grande representatividade tanto no Estado como na União. Grande não apenas em quantidade, mas também na qualidade de seus representantes.
Blog - Deputado, todos na região sabem e, na Wikipédia, informa que o senhor tem uma longa parceria política com o prefeito de SP, Gilberto Kassab. O seu futuro político está ligado ao dele? Se ele for para o PMDB o senhor também vai? Como fica o DEM se ele deixar a legenda?
Rodrigo Garcia - Como disse anteriormente, vivemos um momento de muitas especulações. O prefeito Gilberto Kassab é um grande companheiro e líder. Vem fazendo um excelente trabalho à frente Prefeitura de São Paulo. Nesse momento, o meu foco é trabalhar para honrar os votos recebidos.
Blog - E se o DEM fundir com o PMDB como fica sua relação com o ex-prefeito Edinho, que é federal eleito na sigla?
Rodrigo Garcia - São apenas especulações. Não dá para falar sobre especulação.
Blog - Aliás, qual sua relação com o Edinho, vocês estiveram de lados opostos em vários momentos. Essa situação pode mudar?
Rodrigo Garcia - Edinho é um político honrado. Nas eleições municipais, estivemos em lados opostos. Este ano, trabalhamos coligados para eleger Aloysio, Alckmin e Serra. Com se vê, em alguns momentos, podemos estar juntos. Já em outros, não.
Blog - Como o senhor avalia o momento político em Rio Preto hoje?
Rodrigo Garcia - Saímos das eleições fortalecidos. Minha votação quase que dobrou em Rio Preto. Elegemos três deputados federais da nossa coligação; o Aloysio, senador; e o Alckmin, governador. Serra ganhou em Rio Preto, com uma diferença de quase 40 mil votos à frente da nossa adversária. O prefeito Valdomiro vem fazendo uma boa administração. Vivemos um momento favorável.
Blog - Em março de 2005, o atual prefeito de Rio Preto, então deputado estadual e líder do PSB, arriscou todo seu prestígio com o Governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao apoiar seu nome para a presidência da Assembléia Legislativa, contra o candidato do governo, o deputado Edson Aparecido (PSDB). Esse apoio é uma dívida que já foi paga ou o senhor ainda deve retribuição?
Rodrigo Garcia - Comigo, as coisas não funcionam da base do toma-lá-dá-cá. Trabalho tendo sempre com o objetivo do que é melhor para a coletividade, para a região. Meus compromissos são feitos baseados em programas de governo e com pessoas honradas. O prefeito Valdomiro Lopes tem sido um grande aliado, até porque defendemos muitos projetos semelhantes. Naquela votação, o PSB me apoiou formalmente com seus três deputados. A minha vitória possibilitou a participação do PSB na mesa diretora. Valdomiro foi o 2º vice-presidente.
Blog - Sua carreira pode ser considerada meteórica, já que o senhor é jovem e nunca perdeu uma eleição. Em Rio Preto, o senhor é considerado aliado de primeira linha do atual prefeito. 2012 vem aí e teremos nova disputa: o DEM mais uma vez vai para a base de apoio ou seu nome pode ser considerado opção para a disputa?
Rodrigo Garcia - Antes de 2012, temos 2011. No momento oportuno, o DEM vai se posicionar.
Blog - Qual sua principal realização nesses anos de mandato como deputado?
Rodrigo Garcia - Fui eleito deputado estadual em 1998 e reeleito em 2002 e 2006. Entre os anos de 2005 e 2007, fui presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Uma das minhas principais bandeiras é a transparência na vida pública. Tomei a iniciativa de disponibilizar na internet os gastos de gabinete de todos os deputados estaduais. Como parlamentar, criei o Código de Defesa do Contribuinte do Estado de São Paulo e coordenei a Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa. Em 2008, assumi a Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização de São Paulo. Criei o Portal da Transparência, numa iniciativa inédita, que coloca, na internet, informações sobre todos os gastos da Prefeitura. Também foi disponibilizada a folha de pagamento dos servidores. Neste ano, apresentei, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que cria o Portal da Transparência do Estado de São Paulo, expandindo o projeto criado na Prefeitura. Sempre procurei trabalhar defendendo os interesses do meu Estado e das pessoas que confiaram em mim, elegendo-me deputado. Em várias regiões, onde há uma obra do governo estadual, certamente, tem minha contribuição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
gostaria que o deputado Rodrigo Garcia cobrasse do prefeito e do secretário da Saúde de Rio Preto, as 12 mortes por dengue, por omissão, sendo que existe tratamento já bem sucedido na gestão anterior, o medicamento Homeopático Proden. Foi usado em cuba(2003), em Rio Preto(2007/2008), em Macaé(2007), em Cel.Fabriciano(2010),em Fernandópolis(2010).
ResponderExcluir