quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Avatar é aqui

O jornal La Vanguardia, da Catalunha, Espanha, destaca, em sua edição de hoje, a matéria A Amazônia contra Dilma, onde informa que o Governo do PT se prepara para desmatar, inundar e desalojar centenas de famílias para implantar, em Altamira, no Pará, o mais ambicioso projeto do PAC 2. Trata-se do projeto da Usina Belo Monte, que segundo a matéria, é encabeçado por um punhado de multinacionais brasileiras, como a siderúrgica Vale, a construtora Odebrecht e a elétrica Eletrobrás.

O texto

A represa de Belo Monte, peça chave do PAC, inundaria uma superfície de selva de 1.500 quilômetros quadrados, apagaria do mapa uma vintena de assentamentos de agricultores e secaria o rio no trecho chamado Volta Grande, onde passa por diversos povoados indígenas. Dezenas de milhares de pessoas seriam deslocadas. Tudo isso na terra de Chico Mendes, no Pará, administrado pela governadora Ana Júlia Carepa

Líder

A esperança dos moradores reside em um americano famoso, revela o jornal. James Cameron, diretor de Avatar, que esteve por aqui em agosto e volta em 11 de outubro ao Brasil para para rodar um documentário em três dimensões contra o projeto hidrelétrico de Belo Monte. "Cameron incomoda o governo do PT", diz Antonia Melo, 55, que deixou o partido no ano passado depois de 13 anos de militância, cita a matéria. O texto é assinado pelo jornalista Andy Robinson, enviado especial do jornal espanhol ao Brasil.

Foco

A mídia internacional tem mirado seus holofotes no Brasil, desde que o país saiu incólume na crise internacional protagonizada pelos Estados Unidos, recentemente. Jornais como New York Times, The Independent e o francês Le Monde, tem publicado diariamente material sobre o Brasil. Muitas vezes, com matérias ufanistas sobre Lula e Dilma. Outras vezes, com matérias realistas como a citada acima e publicada no La Vanguardia, o jornal de maior circulação na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário